
Do afeto ao experimento: atividades para viver a arte no Rolê Cultural – Educativo no CCBB Brasília
No Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília), a experiência com a arte ganha corpo com as atividades: Oficina Costurar o Afeto, que convida a costurar à mão pequenos objetos aromáticos a partir de referências da mostra Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará, o Espaço Conexão e a Câmara Escura. Juntas, as atividades integram a agenda de outubro do Rolê Cultural – Educativo CCBB e transformam a visita em um percurso de descoberta.
Inspirada na exposição Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará, a Oficina Costurar o Afeto propõe uma experiência sensorial em que arte e natureza se encontram com ervas, tecidos, elementos da natureza e linhas. Os participantes criam pequenos objetos aromáticos que ativam memórias e convidam ao cuidado. A atividade é gratuita, com duração de 1 hora. A capacidade é para 20 participantes por sessão, sempre na sala do Educativo. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo site ingressos.ccbb.com.br ou presencialmente, na bilheteria do CCBB.
Experimentações
Estação interativa permanente do Rolê Cultural, o Espaço Conexão, localizado no vão central, estimula a criatividade e o diálogo com as exposições por meio de atividades interativas para participação do público e desafios visuais.
Com painéis montáveis, o local funciona como ponto de encontro e invenção, onde aprender é brincar e criar. Em diálogo com a exposição Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará, os visitantes podem construir uma obra coletiva: um bordado em talagarça, consultando o que já foi feito e dando continuidade com os materiais disponíveis. Basta chegar e colocar a criatividade em prática.
O espaço também tem outro destaque: a Câmara Escura, que funciona como um convite a observar o caminho da luz. Em um espaço fechado com pequeno orifício, a luz projeta na parede oposta uma imagem real e invertida de paisagens, pessoas e objetos, aproximando as pessoas de princípios fundamentais da imagem. O público pode chegar e brincar de fazer experimentos.
Todas as ações são gratuitas e mediadas por uma equipe especializada, garantindo uma experiência acolhedora, criativa e educativa para diferentes faixas etárias e interesses. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van – De quinta a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.
Programação:
Oficina Costurar o Afeto
Vivência sensorial inspirada na exposição Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará. Com ervas, tecidos e linhas, os participantes costuram à mão pequenos objetos aromáticos, que despertam memórias e aproximam arte e natureza.
Data: Sábados, domingos e feriados, às 13h e 16h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 10 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Espaço Conexão
O Espaço Conexão é uma estação interativa pensada para estimular a criatividade, a experimentação e o diálogo com os conteúdos das exposições. Nele, o público é convidado a explorar livremente equipamentos lúdicos, como painéis montáveis, quebra-cabeças, mural para intervenção com desenhos e outros dispositivos interativos. Um local de encontro, invenção e troca, onde aprender é brincar e criar.
Data: Terça-feira a domingo, de 9h às 20h30
Classificação: livre
Ponto de encontro: Vão Central
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizadas exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
Serviço:
Rolê Cultural – Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600
Programação completa em ccbb.com.br/brasilia/
Ingressos: ingressos.ccbb.com.br
Agendamento para grupos e escolas: conecta.mediato.art.br
Acesso: gratuito
Classificação Indicativa: livre